data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Trabalho de coleta de amostras de água para controle da dengue
Santa Maria confirmou os dois primeiros casos de dengue em 2022. A informação consta no boletim epidemiológico de arboviroses atualizado pela prefeitura, que aponta ainda mais um caso suspeito da doença e outros dois casos suspeitos de chikungunya.
VÍDEO: Vigilância Ambiental faz buscas por focos do mosquito transmissor da dengue
Um dos casos confirmados é de uma moradora do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e outro, de um homem residente do Centro, mas que passa a maior parte do tempo no Bairro Camobi. A Vigilância Ambiental atua no combate ao mosquito Aedes aegypti nessas áreas para conter a disseminação viral.
- À medida que os casos são notificados, já fazemos um trabalho de prevenção. Com o resultado, intensificamos ainda mais nessas áreas - garante o coordenador da Vigilância Ambiental, Denoide Samuel Mezeck.
No ano passado, o município registrou mais de 60 casos da doença. Em 2020, Santa Maria viveu um surto histórico, com 233 casos confirmados.
NOVA ESTRATÉGIA
Na sexta-feira, o Centro Estadual de Vigilância Sanitária (Cevs) recebeu 100 palhetas de armadilhas para coletas de ovos de Aedes aegypti. O material será usado em um projeto piloto em São Nicolau, no norte do Estado. Até agora esse monitoramento era realizado com a coleta de larvas do inseto e não dos ovos.
- Com os resultados dessa nova técnica de armadilhas para coleta de ovos (ovitrampas), que estamos testando, poderemos qualificar o monitoramento do Aedes no RS e ampliar a estratégia para todas as regiões - afirmou o biológo do CEVS, Jader da Cruz Cardoso.
Segundo o biólogo, a estratégia foi recomendada pelo Ministério da Saúde para permitir uma melhor avaliação dos índices de infestação.
Cardoso lembra que é importante que a população continue alerta realizando ações simples que podem ajudar no combate do mosquito Aedes aegypti. Os cuidados com meio ambiente, incluem a limpeza de pátios, evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas, além de manter a caixa d'água sempre fechada, entre outras medidas.